Ponte

Este é o blog de uma viagem de carro entre São Paulo e Quito, no Equador, realizada de 19 de dezembro de 2011 a 24 de janeiro de 2012.

Saímos de São Paulo no dia 19/12 e dormimos em Foz do Iguaçú. Depois, cruzamos o norte da Argentina e chegamos em San Pedro de Atacama. Até este ponto foi apenas deslocamentos, pois foi no Chile que a viagem realmente começou.

Após passar o feriado do natal em Tocopilla, subimos rumo à fronteira do Chile com o Peru e seguimos pelo litoral até chegar a Lima. A virada de ano foi na capital do Peru

Depois, continuamos a subida pelo litoral até chegar no Equador, com a primeira parada em Guayaquil, a maior cidade equatoriana. Voltamos ao litoral novamente e subimos até Quito, a capital.

Apesar de programarmos a cidade de Quito como nosso ponto final. Se estivéssemos adiantados também estávamos preparados para cruzar a fronteira com a Colômbia, e chegar até Bogotá. Na verdade, a ideia original desta viagem era chegar à Venezuela, o que não conseguimos devido ao tempo escasso do período de férias.

Uma das maiores dificuldades, por incrível que pareça, foi conseguir informações sobre documentação e equipamentos necessários para entrar nesses países. A embaixada da Colômbia, por exemplo, nos [des]informou que não sabia quais são os equipamentos exigidos para o carro. Isso fica dificultou ter certeza se estava tudo certo para a viagem, além de nos deixar nas mãos dos policiais, os quais podem ser muito corruptos (como os paraguaios) ou corretos (como os chilenos).

Aliás, corrupção policial é uma das maiores preocupações de quem viaja pela América do Sul. Por isso, atentar-se à documentação e equipamentos obrigatórios é essencial para evitar “perdas” dinheiro pelas estradas.

Fizemos um endosso do seguro do carro para conter extensão de perímetro para terceiros pela América do Sul. Também fechamos o seguro Carta Verde (para cruzar a Argentina). O carro já contava com um segundo triângulo e cabo de aço, obrigatórios no país de nossos hermanos.

As rotas inicialmente planejadas foram as seguintes:

Mapa-Ida
Rota de ida
Rota de volta
Rota de volta

A ideia inicial já era retornar pelo norte do Brasil. No entanto, mudamos apenas o finalzinho, com uma passada por Presidente Prudente ao invés de seguir por Minas Gerais. No retorno de Quito, descemos mais afastados do litoral de início, passando por diversas cidades nas montanhas. Porém, ficou impossível seguir por ali, pois a viagem se tornou muito demorada devido às péssimas estradas, então desviamos de volta para o litoral, passando novamente por Lima. Também paramos em Cuzco por duas noites para ir até Machu Picchu.

Depois, seguimos até o Acre pela recém construída Estrada do Pacífico. Após cruzar a fronteira com o Brasil, foram mais quatro dias de viagem até o retorno à São Paulo.

Não tínhamos uma rota com dias marcados e contados, como costumeiramente os viajantes costumam fazer. Preferimos deixar a rota em aberto para dar liberdade durante a viagem. Hoje vejo que isso foi primordial para o sucesso da viagem.

Siga nossa aventura nos links ao lado. Precisando de dicas, deixe seu comentário!

Boa viagem!